Criminalização do Coach e do Coaching.

Nos últimos dias tenho recebido uma enxurrada de e-mails e mensagens no aplicativo falando sobre matéria que relaciona atividades de Coaching a crime.


É fato que a mídia especulativa que precisa vender, usa chamadas dúbias para ter a atenção de seu público, quando o texto na verdade é algo totalmente diferente daquilo que aparenta ser.


Com essa premissa básica, convido o leitor a pensar e raciocinar com imparcialidade, a base das seguintes perguntas:


O que se pede é a criminalização do Coach ou a do charlatão que se diz coach sem certificação ou formação?



O que se pede é a criminalização do Coaching ou daqueles que usam o título pra fazer hipnose, reprogramação de DNA, intervenção quântica , etc, que em nada, tem relação com o Coaching.


O que se pede é a criminalização do Coach ou daqueles que, sem formação e expertise, se propõe a fazer o que só psicólogos ou psiquiatras tem o direito e competência pra fazer ?


Em todas as áreas de atuação existem aqueles que são profissionais sérios, formados, bem preparados, com expertise e em alguns casos renomados e cheios de autoridade com evidência plausível, e por outro lado, aproveitadores, charlatães, enganadores, extorsores, além dos incompetentes e despreparados.


Que respondam pelos seus crimes aqueles que são criminosos! Eu sou a favor disso!


Não é verdade que há proposta para criminalização do Coaching, que é um processo maravilhoso, fundamentado em ferramentas cientificamente validadas, capazes de dar clareza de objetivos, elevação do nível de consciência, aprendizagem transformacional, potencialização de recursos, aumento de performance, visando resultados extraordinários em um menor espaço de tempo.


A verdade é que , quem está usando o nome COACH pra fazer malandragem, tem que pagar o preço e sair de cena . Isso é um abuso, ante a gente séria que está dando o seu melhor para ajudar pessoas, fruto de muito tempo de estudo, preparação e desenvolvimento de competências.


Tudo isso é um ataque midiático a algo que está na mais alta evidência por conta de seus resultados pragmáticos, fundamentado nas mais diversas evidências.


Em minhas formações tenho recebido um grande número de psicólogos, terapeutas e psiquiatras, além de educadores renomados que ficam abismados com a praticidade do Coaching. Por exemplo, Amanda Reis, educadora, mestre em desenvolvimento humano, nos deu um depoimento dizendo que ela levou mais de 15 anos estudando as mais diversas correntes e teorias de aprendizado, e não sabia como enxergar isso na prática. No Coaching ela pôde ver a aplicabilidade de tudo o que estudou! Isso não é maravilhoso?


Por outro lado, se observamos que nosso cliente é na verdade um paciente, disfuncional mental ou emocionalmente, temos a obrigação ética e moral de encaminhar essa pessoa para um especialista. Isso é Coaching sério!


Temos inúmeros cases de como o processo de Coaching tem ajudado lideres, executivos, gestores e empresários e eles tem divulgado nossos serviços para outros.


Eu mesmo sou Coachee(cliente de Coach), quinzenalmente, por que entendo como esse processo me ajuda a fazer planejamento estratégico, desenvolvimento do poder de comunicação, inteligência emocional e capacidade de resolução de conflitos, ser mais assertivo na tomada de decisões, e ter resultados sustentáveis.


Convido você a vir para o universo do Coaching sério e com ética, tendo como foco central o ser humano em todas as suas dimensões.


Moisés Ribeiro CEO Brascoaching

Sobre a Brascoaching

Nossos Cursos

Materiais Gratuitos

Endereço:

Av. Tancredo Neves, 620, Cond. Mundo Plaza Empresarial, sala 723 - Caminho das Árvores - CEP: 41.820-020 – Salvador/BA 

Redes Sociais:

Telefones:

Whatsapp:

Desenvolvido por: Udoing Marketing